Matérias

Currículo, seu cartão de visitas

07.08.2013, 10h51 Por Zaura Francis 1302 Comentários

À procura de um emprego; e agora, por onde começar?

A resposta é simples, sua busca começa na elaboração de um Currículo, um instrumento de marketing pessoal, que abordará dados, qualificações e experiências do candidato.

Este é o primeiro contato que o empregador terá com o aspirante, mesmo que de forma indireta, em vista disso, um currículo qualificado é imprescindível.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, esta ferramenta é de grande importância e faz toda a diferença. Com grande quantidade de candidatos a analisar, o currículo que chama mais atenção é o que melhor detalha as atividades desempenhadas, de forma clara, simples e objetiva.

Entretanto, para a construção de um currículo de qualidade, é preciso atentar-se tanto para a estética quanto para o conteúdo. O importante é inovar para “prender” a atenção do analisador e se destacar perante a concorrência.

Na parte estética, deve-se tomar cuidado com os erros de português, não usando papel nem letras coloridas e ficar atentos para não haver desorganização. O currículo é um instrumento profissional, devendo seguir, portanto, uma formalidade padrão. Basicamente, organiza-se em duas partes: a identificação, com dados pessoais e dados de contato e, em seguida, dados de formação e da sua vida profissional. Apesar de não ser necessário, muitas empresas julgam importante o uso da foto no currículo. Se optar por colocar, lembre-se: Qual a imagem que você quer passar para a empresa? Tenha bom senso. Nada de fotos na farra, na praia ou fotos impróprias. Escolha algo mais formal, ou melhor, foto 3x4.

Em relação ao conteúdo, é preciso ter bastante atenção e cuidado. Ao preparar um currículo é importante lembrar que este é um reflexo da nossa vida, e mesmo que o candidato seja ótimo, se seu currículo não for bem estruturado e elaborado não proporcionará uma vaga. O concorrente deve ter cuidado com o excesso de informações, evitar mentiras, tomar cuidado com as redundâncias. No mais, deve-se abordar a experiência e histórico profissional.

A primeira instrução é atrair a atenção do analista através de uma boa estética do currículo e depois prendê-la através de um conteúdo objetivo e inovador.

Assim, na trabalhosa busca por empregos, aposte no seu currículo! Faça-o simples, verdadeiro e bem elaborado! Ele será seu cartão de visitas. Boa sorte!

Comentários