Matérias

Nova reforma ortográfica na Língua Portuguesa

13.08.2014, 21h35 Por 872 Comentários

Uma comissão técnica do Senado Federal foi criada para estudar sobre novas mudanças ortográficas na Língua Portuguesa com a ideia de simplificar a ortografia, além de querer eliminar a letra "h" do início de palavras, quer também um pedaço do queijo, ou melhor, sugere a eliminação da letra "u" da palavra queijo.

Não se trata de posicionamento contra o Acordo Ortográfico, mas existe a consciência de que algumas de suas regras (como o uso de certas letras, o hífen, os acentos de pára/para, fôrma/forma) continuam dificultando e encarecendo o ensino. Levantamento feito por professores da Fundação Educacional do Distrito Federal indicam o gasto de 400 horas/aula com ortografia, do ensino fundamental ao médio, para decorar muito e aprender quase nada. É nesse tempo que nasce o desânimo e a crença de que português é muito difícil, criando o bloqueio gerador do analfabetismo funcional e causador do fato de que apenas 20% da população pode ser considerada plenamente alfabetizada. Esses mesmos professores calcularam que, com a simplificação de algumas regras, a ortografia seria ensinada mais eficazmente com apenas 150h/a, o que representa uma forte economia de tempo e dinheiro (R$ 2 bilhões/ano).

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, após ter recebido vários sinais de alerta, realizou duas audiências públicas, convidando as autoridades responsáveis pelo encaminhamento do Acordo Ortográfico e representantes das opiniões criticas repercutidas na sociedade, perante senadores como Cyro Miranda, Ana Amélia, Cristovam Buarque, Lídice da Mata, Paulo Bauer, Flávio Arns, Marisa Serrano e Augusto Botelho.

O que mudaria

- Sem "H"
Homem – Omem
Deixa-se de escrever o "h" no início das palavras porque ele não é pronunciado. Exemplos: oje, ora, istoria, etc.

- "QU" SEM O "U"
Queijo – qeijo
Deixa-se de escrever o "u" porque não é pronunciado. Exemplos: qero, aqilo, leqe, etc.

- "CH" por "X"
Chá – xá
Somente a letra "x" poderia representar esse som. Exemplos: flexa, maxo, caxo, etc.

- "S" por "Z"
Exemplo – ezemplo
Somente a letra "z" seria usada para representar o som de Za, Ze, Zi, Zo, Zu. Exemplos: bluza, analizar, ezuberante, etc.

- Sem "SS", "Ç", "SÇ", "XÇ" e "XC"
Amassar – amasar
Na nova proposta, os encontros consonantais acima seriam eliminados.

E você, o que acha?

Comentários