Olá galera da tecnologia!!! Feliz por estar com vocês aqui no Zeed pela primeira vez e espero contribuir um pouco com assuntos geotecnológicos!
Hoje irei abordar um assunto mais próximo a vocês que trata-se do uso da geotecnologia em prol de utilidades do dia a dia.
No final do século passado (... como se o velho século tivesse passado há décadas ...), nós mal ouvíamos falar de um aparelho que se tornaria quase que indispensável em nosso cotidiano: O GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global), onde este é capaz de localizar objetos, veículos ou pessoas com precisão milimétrica. Temos até câmeras digitais que utilizam tal sistema para que seja linkado a localização junto com a hora na fotografia.
O GPS, quando presente nos veículos, ajudam os motoristas a localizar uma melhor rota além, do rastreio do próprio veículo. Pais estão inserindo aparelhos GPS na mochila dos filhos para diminuir a preocupação com a molecada e, o principal e mais comum de todos, que é o uso do GPS para recuperação de smartphones roubados. De acordo com o IDC Brasil, o mercado de smartphones no País atingiu 16 milhões de unidades em 2012. Para 2013, a expectativa é de que a comercialização destes produtos cresça 80%, atingindo 29 milhões de unidades. Ou seja, teremos a mesma quantidade de GPSs instalados nestes aparelhos.
Com base nestes números de smartphones, podemos imaginar que a quantidade de aplicativos disponíveis nas mais diversas plataformas como Android, iOS, Windows Phone e outros, que utilizam o sistema de posicionamento global será cada vez maior, tendo em vista a pretensão de que os usuários interajam cada vez mais com o sistema e o aparelho afim de obterem um benefício prático. Afinal, quem nunca fez um check-in no Facebook ou Foursquare, não é verdade?
O mundo da geolocalização vai mais além. Hoje é possível localizar um restaurante, chamar um táxi via app mobile, acompanhar o tráfego e verificar a melhor rota com base numa rede compartilhada por outros motoristas, localizar o seu smartphone roubado e muito mais.
Bem pessoal, espero ter contribuído para que vocês possam compreender um pouquinho deste mundo geotecnológico no dia a dia e dizer que a geografia nunca foi tão próxima, ou melhor, nunca foi tão utilizada como hoje em dia. Aproveito e listo alguns aplicativos que acho úteis e interessantes, além de serem gratuitos ;) . Até a próxima!
- Waze - Plataformas: Android / iOS - App que atualiza as condições do trânsito de acordo com o que é compartilhado por outros motoristas.
- Taxijá - Plataformas: Android / iOS - Solicite um táxi por meio deste aplicativo aonde o taxista mais próximo irá atendê-lo.
- Kekanto - Plataformas: Android / iOS / BlackBerry / Windows Phone - Localize o restaurante de acordo com o seu posicionamento e veja as opiniões dos outros usuários da comunidade.
- FoneHome - Plataformas: Android / iOS - Localize o seu smartphone perdido ou roubado e emita alertas, tire fotos da pessoa que está utilizando-o, trave o aparelho e muito mais.
29/05/2015
Seu Jorge lança app gratuito que facilita preparação de churrasco
09/03/2015
Esperando tempo demais em um restaurante? A culpa pode ser sua!
29/01/2015
Facebook: como recuperar a sua senha por meio de "contatos de confiança"
17/12/2014
Netropolitan: rede social é um Facebook para ricos por 'apenas' US$ 9 mil
A inscrição na rede social custa cerca de R$ 21 mil mais a taxa de anuidade. Confira!
16/08/2016
11/08/2016
18 Peças do vestuário que fizeram sucesso nos anos 90 e que agora estão de volta
10/08/2016
01/05/2016
Reclame Aqui “se vinga” das empresas mais reclamadas e vídeo viraliza
30/04/2016