Matérias

Redes sociais causam impacto nos protestos

14.06.2013, 19h14 Por Rafael Cotrim 1143 Comentários

Logo após o quarto ato de manifestação contra o aumento das passagens de ônibus e metrô na cidade os posts nas redes sociais totalizam milhares de compartilhamentos tanto contra quanto a favor.

Uma grande parte das mensagens exibe fotos e vídeos que relatam epísodios de abuso policial. Houve confronto direto por parte da PM e no total já foram realizadas 235 detenções.

O empenho dos ativistas virtuais é semelhante ao que ocorreu recentemente na Turquia, quando os cidadãos do país tomaram as ruas de várias cidades contra o governo do premiê Recep Tayyip Erdogan. Enquanto as manifestações ocorriam a hashtag #occupygezi foi trending topic no Twitter.

Segundo relatos de algumas pessoas que participaram do protesto, muitos manifestantes utilizavam o serviço de mensagens WhatsApp para se comunicar com os conhecidos e amigos. Pelo aplicativo, os ativistas se informavam quais as ruas que estavam ocupadas pela Tropa de Choque e conseguiam se reunir novamente.

Também pelo Facebook os usuários inundaram a rede com relatos, imagens e vídeos que mostram o excesso cometido pela tropa da PM. Em um dos vídeos mais publicados um policial quebra o vidro da própria viatura, a fim de denegrir o movimento pacífico que vinha sendo realizado.

Os próximos protestos já estão sendo marcados em massa nas redes sociais pelas cidades de todo Brasil! E você, vai ficar 'online' e compartilhando ou 'offline' e participando?!

Comentários