Matérias

Sobre Micaretas, Carnavais e Lavagens

05.01.2014, 13h17 Por Tião Carvalho 1630 Comentários

Nos últimos dias, em nossas redes sociais, voltou à tona a discussão sobre a realização do Carnaval da Diversidade junto com a Lavagem da Esquina do Padre. Muitos questionam ainda a não realização da Micareta, o que tem gerado muitos equívocos por parte de alguns. Então vamos aos fatos: Para que aconteça uma micareta, é preciso que exista bloco de trio. Sem eles não existe a festa. Pode chamar carnaval antecipado ou fora de época. Em Caetité, infelizmente, os últimos blocos de trio que saíram amargaram duros prejuízos, inclusive durante a Lavagem.

A Lavagem aconteceu durante 23 anos sem a ajuda da prefeitura. Uma festa massa. Um cortejo cultural lindíssimo. A festa acontecia num único dia com um cortejo cultural no último sábado que antecedia o carnaval, depois os organizadores resolveram aumentar a festa criando um bloco de trio. Isso durou 4 anos, dos quais em 3 tomaram prejuízo.

Em 2013 a festa aconteceria em um único dia, como antigamente, pois não seria possível mais bancar uma festa tão grande sem a venda de abadás. A prefeitura enfrentava um sério problema em realizar a micareta, pois os blocos de trio não sinalizaram sua participação numa possível realização da festa. Diante disso resolvemos (gestores, produtores da lavagem, donos de blocos alternativos) unir forças e realizar uma festa onde a participação popular fosse garantida e que a parte que a prefeitura fazia na micareta (oferecer trios sem corda para o folião pipoca) fosse garantida. Nasceu o Carnaval da Diversidade. Este evento acontece concomitante a Lavagem da Esquina do Padre e está claramente acertado entre as partes que tanto um lado, quanto o outro pode romper essa parceria quando achar adequado.

Tenho certeza que se um dia os blocos de trio aparecerem, aquele que estiver na gestão do município será induzido a voltar com a micareta. Uma festa de rua é cara: despesas com segurança, banheiros químicos, palco, som, iluminação, trio, hotéis, limpeza, alimentação, mídia e atrações. Realizar isso sem o patrocínio de empresas públicas e privadas é praticamente impossível. Em Caetité, as empresas aqui instaladas ainda não se sensibilizaram o suficiente para essa causa. Quando ajudam, ainda oferecem pouco diante do montante de despesas que envolvem eventos como este.

Nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2014, foliões de todas as idades tomarão conta das ruas de Caetité. Uma festa contagiante onde as atrações musicais estão sempre em segundo plano. O que marca, o que diferencia esta festa e a fez e faz tão especial é a possibilidade de libertar-se através de sua fantasia. O Carnaval da Diversidade e a Lavagem da Esquina do Padre são exemplos de uma festa democrática onde todos participam esbanjando alegria. Vista sua fantasia e venha curtir as ladeiras de nossa cidade!

Comentários